A Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS, por meio do Setor de Gestão do Cadastro Único, está convocando as famílias unipessoais (composta por uma única pessoa) para atualizar seus dados através do processo de Averiguação Cadastral realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
As famílias unipessoais são aquelas compostas por apenas um membro, inscritas no Cadastro Único, que tiveram cadastros incluídos ou atualizados de novembro de 2021 a outubro de 2022, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 606,00).
A averiguação está acontecendo no Brasil inteiro.
ENTENDA A SITUAÇÃO
No processo de Averiguação Cadastral Unipessoal foram utilizadas as bases de outubro de 2022 do Cadastro Único e do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC).
O novo processo ocorre devido ao monitoramento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, referente a inclusão e atualização de famílias no Cadastro Único por composição familiar.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Foi observado um aumento importante do número de famílias unipessoais ao longo da história do Cadastro Único.
Neste sentido, o Governo Federal quer compreender o motivo pelo qual houve esse aumento significativo de registros unipessoais.
Em resumo, o Governo quer saber porque as famílias estão procurando o posto de atendimento do Cadastro Único declarando que moram sozinhas, porque o CadÚnico é da família e não de indivíduos para acesso aos benefícios, prejudicando as famílias que realmente precisam.
FIQUE ATENTO
As famílias incluídas em Averiguação Cadastral Unipessoal devem atualizar seus dados do Cadastro Único para evitar o cancelamento dos benefícios do PAB ou da TSEE ou serem excluídas do Cadastro Único.
A exclusão do cadastro também pode ocasionar a perda de outros benefícios, inclusive do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
FAÇA O DOWNLOAD DO APLICATIVO DO CADASTRO ÚNICO E VERIFIQUE COMO ESTÁ SEU CADASTRO
https://bit.ly/3Esr7gx
Ligue: 121
Horário de Atendimento da Central de Relacionamento: de 7h até 19h (horário de Brasília)